Diretrizes para Autores
Resumo simples
1- O espaço nesta categoria será de uma página tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 11 e todas as margens com 2,5 cm.
2- O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.
3- A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, utilizar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.
4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha de espaço simples entre a instituição e a próxima seção.
Contribuição para a sociedade: nesta seção os autores devem utilizar uma linguagem mais simples, não acadêmica, destacando a importância e aplicação prática do seu trabalho. Limite para esta seção é de até 60 palavras.
Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.
Resumo: o texto do resumo vem a seguir deixando-se uma linha em branco. Os elementos textuais do Resumo e de Contribuições para a Sociedade devem ser grafados com fonte Arial 11. Devem seguir as normas científicas com breve introdução, objetivo, material e métodos, resultados, discussão e conclusão, sem, no entanto, haver separação por palavras. Não deverá conter citações bibliográficas, nem lista de referências bibliográficas. Serão consideradas somente contribuições científicas originais sendo vetado aos autores submeterem trabalho já publicado. No resumo simples não serão publicadas figuras ou tabelas.O limite para esta seção é de até 300 palavras.
Palavras-Chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as Palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).
Agradecimento, SISGEN, Comitê de ética , PLATAFORMA BRASIL: se necessário citar.
Resumo expandido
1. O espaço nesta categoria será de uma página tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 11 e todas as margens com 2,5 cm.
2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.
3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.
4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha em branco de espaço simples entre a instituição e a próxima seção.
5. Máximo 3 páginas, a contar com referências (resumos com mais de 3 páginas não serão aceitos).
Contribuição para a sociedade: nesta seção os autores devem utilizar uma linguagem mais simples, não acadêmica, destacando a importância e aplicação prática do seu trabalho. Limite para esta seção é de até 60 palavras.
Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.
Resumo: no máximo 150 palavras, onde são apresentadas as principais informações do trabalho. O texto tem que ser claro e sucinto. Apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, desenvolvimento e principais resultados, apontando especialmente para as iniciativas da experiência e que podem ser replicadas em outros locais .
Palavras-Chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as Palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).
Introdução: Deve iniciar uma linha abaixo da seção anterior. Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
Material e métodos: descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.). O método deve conter todos os pormenores necessários à repetição da pesquisa de maneira exata. É comum o delineamento experimental, procedimentos específicos e os métodos utilizados para se analisar os resultados. É importante indicar os procedimentos experimentais, como foi composta a amostra, número de repetições e procedimento de coleta de dados, entre outros.
Resultados e discussões: apresentar os principais resultados obtidos com a aplicação da metodologia escolhida na amostra estudada. É importante que se apresente apenas os resultados necessários para embasar as conclusões. Utilizar tabelas, gráficos e figuras, acompanhados de um texto descritivo dos mesmos. Os resultados devem vir acompanhados dos valores estatísticos de significância e/ou dados qualitativos, para os trabalhos apresentados por pesquisadores. A apresentação dos resultados juntamente com a discussão, requer uma descrição dos mesmos com uma análise e/ou comparação destes com a literatura especializada. Na discussão se comenta sobre o impacto dos resultados no conhecimento vigente. Se o que foi observado vai ao encontro ao que diz a literatura, se traz informações contrárias, se acrescenta ou modifica aquilo que se sabe sobre determinado assunto descrito nas publicações científicas. Por vezes os resultados modificam ou corroboram a literatura de maneira suficiente para que uma nova conclusão possa ser obtida.
Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.
Tabelas: as normas para construir, usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2, etc) ao longo do texto. Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.
Figuras: formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi, deve estar inserido no texto.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
SISGEN, Comitê de ética , PLATAFORMA BRASIL: caso necessário.
Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).
Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração, ou colaborador do projeto. Opcional.
O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve menor quer 4 MB.
Relato de caso
1. O espaço nesta categoria será de uma página tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 11 e todas as margens com 2,5 cm, fonte Arial, tamanho 12.
2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.
3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.
4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha de espaço simples entre a instituição e a próxima seção. Usar fonte Arial, tamanho 10.
5. Máximo 03 páginas, incluindo referências, figuras, tabelas, etc... (resumos com mais de 3 páginas não serão aceitos).
Contribuição para a sociedade: nesta seção os autores devem utilizar uma linguagem mais simples, não acadêmica, destacando a importância e aplicação prática do seu trabalho. Limite para esta seção é de até 60 palavras. Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.
Resumo: deve ter no máximo 150 palavras, onde são apresentadas as principais informações do trabalho. Deverá apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, desenvolvimento e principais resultados, apontando especialmente para as lições aprendidas na experiência.
Palavras-Chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as Palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).
Descrição do caso: informar quais os objetivos, métodos de extensão utilizados na realização do trabalho, bem como os atores envolvidos, período e local de execução. Relatar a experiência e inserir fotos/figuras (no máximo uma) quando necessário. Informar o universo (pessoas, instituições, comunidades) da intervenção/observação e demais dados que venham informar ao leitor a pertinência do relato.
Resultados: apresentar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos e sua contribuição. Apresentar, se possível, questionamentos, possíveis soluções, ou futuras observações e/ou intervenções. Mencionar a bibliografia citada, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do relato de caso.
Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.
Tabelas: as normas para construir, usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2) ao longo do texto. O alinhamento da tabela deve vir centralizado e não se utiliza grades laterais.
Figuras: formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi, deve estar inserido no ao longo do texto.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
SISGEN, Comitê de ética , PLATAFORMA BRASIL: se necessário
Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).
Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração, ou colaborador do projeto.
O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve menor quer 4 MB.
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.